A etiqueta é um conjunto de material frontal (papel ou filme plástico), adesivo e papel de suporte, geralmente dispostos em um rolo. O objetivo das estiquetas é atender as demandas do marketing e da logistica de distribuição dos produtos, ou seja, aplicações normativas, identificação, regulatórias e rastreabilidadade,

Tecnologia de impressão de etiquetas em rolo.

A tecnologia usada para imprimir em etiquetas adesivas em rolo é a transferência térmica (TT), que pode se dividir em direta e indireta. Funciona com um cabeçote que emite calor à medida que a etiqueta passa e faz com que o papel térmico ou a fita reaja para capturar as informações na parte frontal do material.

No caso do TTD, a frente do rótulo é composta por um grande número de compostos químicos que ao serem submetidos ao calor, reagem entre si e revelam a imagem. Ou seja, à medida que a etiqueta passa, os pontos do cabeçote emitem calor diretamente na frente e aparece a impressão que configuramos anteriormente.

Se falamos em TTR, entra um elemento que não aparece no TTD, que é a fita de transferência térmica, coloquialmente chamada de Ribbon, que contém, além de outros produtos, tinta para que através do contato com o calor emitido pelo cabeçote, a impressão seja fixada na frente da etiqueta. Ou seja, neste caso, o Ribbon fica localizado entre o cabeçote e a frente, ao entrar em contato com ambos, sua tinta é transferida de acordo com a ordem de impressão configurada.

O que é uma fita ou fita de transferência térmica ?

Se falamos de Transferência Térmica Direta como tecnologia de impressão, temos que envolver um elemento externo como a fita de transferência Térmica, que a partir de agora chamaremos de fita .

Mas … O que é a faixa de opções ?

A fita é o consumível que contém a tinta necessária para a impressão. Sua apresentação é em rolos, onde cada unidade é composta por uma camada de poliéster na qual é aplicada uma ou mais níveis de tinta de um lado e uma camada protetora ou revestimento de fundo do outro.

Além desses três elementos básicos para impressão a quente, o rolo de fita requer três outros componentes para “se dar bem” com a impressora que transmitirá os dados a ele. Eles são a plataforma, o indicador final e o mandril.

O cabeçalho é um filme de polietileno que protege a primeira camada colorida da fita e que por sua vez serve para instalar o rolo na impressora.

O indicador de fim também possui uma função de proteção e segurança. Sua missão é garantir que a impressora detecte o final do rolo, protegendo assim a cabeça térmica.

E finalmente falamos sobre o mandril. É uma junta quase sempre de cartão e serve para enrolar a fita durante o seu rebobinamento-fabrico e desenrolá-la durante a impressão. Dependendo da máquina a que se destina, as características físicas do mandril mudam.

Como são usadas as fitas TTR ou Ribbons?

A popular adição para fazer qualquer esforço notável é um adereço. Esta geralmente é conhecida como um laços ou uma fita. Estes podem ser encontrados em diversas cores, estilos, e design. Eles tem uma enorme variação de tamanhos. Alguns dos tamanhos mais populares são 3/8, 1/4, 1/8, e 2-1/2.

Funções dos Principais Componentes da Faixa de Opções

Hoje, na seção de armazenamento de dados de um dispositivo, a faixa de opções é a área que contém a documentação dos dados armazenados. Você sabia que a faixa de opções é dividida em dois componentes principais? A faixa do lacre da opção e a faixa dos dispositivos, que permitem que os dados sejam acessados. Inicialmente, a faixa do lacre da opção era apenas o lacre principal que protegia os dados arm

Escolha a Fita Ribbons certa para a sua aplicação

A tinta por si só não é capaz de se fixar em uma superfície de papel ou filme. Você precisa de algo mais para poder durar na etiqueta o tempo necessário para o qual o aplicativo foi projetado. Digamos que você tenha que colocar um pouco de “molho” no composto.

Existem três tipos genéricos de classes de fitas: cera, mista (cera-resina) e resina. Já os colocamos em ordem da mais baixa para a mais alta qualidade.

Saber encontrar a combinação correta de etiqueta e fita é muito importante para obter um bom desempenho e durabilidade para cada tipo de aplicação. Para isso, é necessário trabalhar com material de qualidade para a fixação adequada à superfície a ser impressa.

{Consulte nossos consultores para tirar todas as suas dúvidas }

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *